Fazes da contrução do aeromodelo Aerostar (Trainer).
soh.pt
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Hoje é Terça-Feira, 06 de Maio de 2025 as 07:02:35 (GMT-Portugal)
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Na construção de um aeromodelo, deve-se começar por verificar se já o fiz é-mos antes e se estamos preparados para fazer de novo. Caso nunca o tenhas feito ou ainda temos duvidas pedir ajuda a alguém que já está dentro do assunto. Isso pode ser fácil de obter numa loja da especialidade, ou ainda mais fácil junto de um verdadeiro aficionado deste desporto chamado AEROMODELISMO. Se nenhum resultar tenta aqui na Internet.
(
Pretendo aqui somente mostrar como decorreu a construçao do meu aeromodelo, com que dificuldades me deparei e como as solucionei. Esperando ser uma ajuda para quem como eu deseja construir o seu próprio aeromodelo.
Por isso nao me responsabilizo por nada que possa advir de errado do conteúdo desta pagina.
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Caso
seja o teu primeiro aeromodelo aconselho a começar por um treiner como
apresento aqui, caso já tenhas feito ou comprado um, podes e deves começar
a fazer aquele avião que tanto sonhas. Presumindo que como eu, já tenhas
decidido e apesar de já ter comprado um aeromodelo eléctrico (Avião laranja),
eu decidi construir um AEROSTAR (Avião branco) com motor de combustão.
é sobre este aeromodelo que vou aqui tentar descrever o melhor que posso
como decorreu toda a construção, que foi realizada ao longo de vários
meses, em algumas horas livres durante os fins-de-semana. |
Comecei
por consultar o meu fornecedor de material e amigo Abel que me ajudou desde a
escolha do treiner, obtenção de planos para construção, dicas, modos de
construção até á escolha e rodagem do motor. Inferiormente e como planeado
não foi ele quem fez o primeiro voo porque as condições atmosféricas não
o permitiram, mas tudo ficou pronto. Esse tão esperado voo foi realizado
duas semanas após a visita dele, por um aeromodelista também já experiente
e que me tem ajudado na aprendizagem desta modalidade no aeródromo de
Castelo Branco, o Sr. Emídio e Filho (Pessoa que tem colocado os meus
modelos no ar para eu poder treinar o voo). |
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Plano
da fuselagem.Peguei nos planos e
dei uma vista de olhos, para saber mais ou menos o que necessitaria. Tendo
já informação da madeira necessária comecei por mandar vir toda ela:
- Balsa 2mm 7 tábuas.

- Balsa 3mm 2 tábuas.
- Balsa 6mm 2 tábuas.
- Balsa 10mm 1 tábuas.
- Ripas de pinho 4, duas para cada lado da asa.
- Balsa triangular 2, uma para cada aileron.
- Contraplacado de 3mm 1 placas, para fuselagem.
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Comprei ainda
alguns acessórios como: Elasticos , Rodas e ferro trem, deposito, Cachimbo
vela , tubo combustível, dobradiças para as partes móveis, arames e tubo
para os controlos motor, varão de madeira para o leme e profundidade,
trem dianteiro e seu apoio, suporte para motor, apoio dos servos e servos
e arranjei raios de roda de bicicleta para controlos também, entre outro
material que me escapa de momento.
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Tendo tudo isso
dei inicio ao corte das peças começando pela fuselagem. Onde comecei por
fazer um desenho no contraplacado das duas peças principais (Direita e
Esquerda). Tendo o cuidado de copiar o desenho dos planos com o máximo
de cuidado para não cometer erros na transposição para as novas folhas
de papel que colei depois de recortadas no contraplacado. Ai com um lápis
marquei o contorno e cortei com um tictic, mas sempre pelo lado de fora
para evitar perder material que fosse importante para a peça. Depois de
ter recortado as duas peças eu as coloquei lado a lado e com uma lima
grossa retirei o material a mais. Não foi por acaso que coloquei as duas
peças lado a lado, estas peças têm de ser simétricas e exactamente iguais,
caso contrario podemos ter graves defeitos na fuselagem que podem implicar
defeitos quando for voar o aeromodelo. Como o contraplacado é muito pesado,
eu retirei algum material do interior das peças para tornar a peça mais
leve e em especial da cauda que neste avião como me foi dito é um pouco
pesada. A conselho do meu amigo Abel baixei em relação aos planos originais
o ângulo de ataque da asa em cerca de 1,5Cm para baixo no lado do motor.
O que se mostrou viável pois o avião não tem tanta tendência a subir demais
evitando dar trim na profundidade. Depois destas 2 peças concluídas eu
dei inicio as peças das cavernas. Sempre com o mesmo cuidado e cortando
por fora, fazendo o acabamento com lima grossa e depois mais fina. Seguidamente
fiz uma simulação do encaixe destas peças de modo a que estas não ficassem
demasiado apertadas ou demasiado largas.
Seguidamente
voltei a fazer o mesmo com os topos e o fundo.
Juntei todas
estas peças mais a fire wool e experimentei toda a construção antes de
colar. Deixei ela tomar forma durante um tempo de modo a absorver as curvas
naturais da fuselagem. Colei tudo com cola exposi 5 minutos pois esta
parte é a que está mais sujeita a esforços. Colei então todas as peças
tendo em conta o uso da cola estritamente necessária pois esta aumenta
o peso do avião.
Tendo a fuselagem colada, fiz os acabamentos e assentei as peças para
os servos e trens de aterragem. Montei ainda o apoio do motor na fire
wool e colei essas peças na ponta da fuselagem terminando esta.
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Seguidamente
realizei a construção do leme (Com alguma ajuda do Abel aquando o 1º encontro
e voo do Laranjinha com nova hélice para eléctrico.) e leme de profundidade.
Tendo ficado a fuselagem praticamente pronta.
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Após estas 3
peças dei inicia à construção da asa, parte que para mim parecia ser mais
complexa, mas que se mostrou muito fácil de realizar. Começando por cortar
todas as nervuras da asa, e juntando as todas lado a lado para tratamento
posterior de modo a ficarem todas iguais como mostra no plano. Cortei
ainda as pontas das asas e a balsa para forrar a asa nas partes indicadas
no plano. Dispus toda as peças em cima de uma das ripas de pinho e encostadas
ao bordo de ataque ainda em bruto. Cortei as peças que iriam ficar entre
as nervuras e as marcas equidistantes pata colocar a nervura encostada
atrás no bordo de fuga na balsa triangular. Verifiquei se tudo encaixava
nem e colei as nervuras nas ripas de pinho no bordo de ataque e bordo
de fuga (ripa de balsa rectangular e triangular) tendo o cuidado de colocar
uma placa de balsa por baixo para a cobertura da asa. Deste modo obtive
como que uma espinha de peixe na qual depois de seca, pois fora colada
com cola de madeira para ser mais leve, ai colei com ajuda de alfinetes
as placas previamente cortadas para a cobertura, deixando a descoberto
as áreas assim marcadas no plano. Cortei e acertei as peças das pontas
da asa e colei-as também com cola branca para madeira. Cortei já no fim
os ailerons e coloquei os arames de controlo destes colei tudo.
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Colei o diedro numa metade da asas e ensaiei com a outra metade, medindo a altura a que ficava da base da mesa, tendo o cuidado de manter a meia asa bem encostada na mesa que deve ser direitinha e lisa. Finalmente colei a metade com cola de 5 minutos e a asa ficou pronta.
Só faltava abrir o local do servo no centro da asa e assenta-lo.
Finalmente com
tudo colado e pronto dei inicio à forragem com tela própria para o efeito
e com um ferro de roupa coloquei com cuidado toda a tela da asa leme de
profundidade e direcção e fuselagem. Colei os lemes na fuselagem e assentei
os servos e controlos de motor e lemes. Já no fim e novamente com a ajuda
do Abel fiz os últimos retoques e ele assentou o motor, já devidamente
rodado.
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O motor tem de
ter dois tipos de inclinação um para a direita e outro para baixo,
estas notas estão marcadas nos planos.
Por fim verificou-se o peso do avião que neste caso nunca deveria
exceder os 3Kg, e se a asa e lemes estavam bem dentro das posições
correctas. Fizemos a verificação que denominamos de rotina e fomos
para a pista tentar voar o modelo. Coisa que nesse dia devido ao vento
se tornou impossível, mas mesmo assim ainda convivemos com outros aeromodelistas.
Antes de voar devemos fazer as verificações de rotina.
Agora é só atestar e voar, tendo o cuidado de limpar devidamente depois dos voos.
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